top of page

SABER IMOBILIÁRIO 2023: 18 de maio

Tecnologia e Inovação diante do metaverso e da inteligência artificial




Do metaverso à inteligência artificial, tudo o que está surgindo de novo veio para ficar e a transformação será muito mais rápida que nossas previsões mais otimistas. O mundo mudou e precisamos mudar com ele, e nunca foi tão importante aproveitar as oportunidades do universo digital para vender mais e ser mais feliz. Diante deste contexto, o renomado executivo brasileiro e especialista em negócios e inovação, Walter Longo, encerrou o Saber Imobiliário IV no dia 18 de maio com uma apresentação simplesmente incrível!

O tema central: “Como a internet pode apoiar os vendedores tradicionais” teve como foco o metaverso e a inteligência artificial, dois temas que vêm ganhando repercussão e até mesmo assuntando os pessimistas, que temem a perda de emprego ou do mercado de trabalho. Segundo Walter longo é preciso se preparar para compreender como as inovações tecnológicas estão moldando o futuro do setor imobiliário, se adaptar e tirar proveito dessas transformações.

Inteligência Artificial e Metaverso

A civilização sempre passou por várias ondas, onde a cada inovação que surgia com ela vinha o temor das mudanças que provocaria. Foi assim quando surgiu a TV e a Internet, os avanços da revolução industrial e a automação. Os que aprenderam a surfar primeiro saem na frente e dominaram o mercado. Daí a importância de estar atento e entre os pioneiros.

Segundo Walter Longo, a Inteligência Artificial será um Tsunami e vai mudar a realidade profissional e pessoal de todos. Há poucos meses, em novembro, era uma realidade em laboratórios e hoje está presente e diversas plataformas amigáveis e cresce exponencialmente. “Uma caixa de pandora aberta, que ninguém mais vai fechar”.

O palestrante explicou detalhadamente como funciona o ChatGPT, onde estão inseridos mais de 100 trilhões de dados que podem ser combinados produzindo textos de forma extremamente competente, em qualquer idioma ou estilo de maneira rápida. É apenas a ponta de um iceberg que traz superpoderes.

Ele também destacou outros aplicativos baseados neste mesmo conceito: o Mixo (construtor de sites que obedece a comandos de voz, cria logotipos e propõem todas as funcionalidades necessárias), o MidJourney (ferramenta de ilustração que obedece a comandos e cria imagens inéditas na cor, estilo, combinando diferentes elementos).

Entre os conceitos apresentados está o de “Empatia Digital” (compreender a distância entre o que é dito e compreendido) para exercer esta habilidade será preciso compreender o poder das palavras, já que a funcionalidade de todos os aplicativos de inteligência artificial funcionam a partir de comandos dados e que precisam ter significados precisos e uma descrição minuciosa para que o resultado seja o esperado. A turma do “tipo assim”, por exemplo, terá mais dificuldade neste sentido sendo valorizada a extensão vocabular e a capacidade de se expressar corretamente.

Como o intermediador de negócios precisa ser um comunicador hábil, precisará mais que nunca estar atento a o que o outro compreende e desenvolver habilidade de imaginação, expressão e repertório. Terá vantagem nesta nova era quem tiver bagagem cultural e conteúdo, como as pessoas mais velhas. Quanto mais aprendermos a interagir com as máquinas seremos melhores na relação com outros humanos.

Dando exemplos práticos para quem atua no mercado imobiliário, Walter Longo mostrou, por exemplo, como utilizar a tecnologia para que o cliente veja como um imóvel pode caber no sonho do cliente a partir da mudança de revestimentos e do projeto de interiores e como seus móveis ficariam dentro dele. Também é possível criar uma spoke person, um avatar que pode ter sua própria cara ou de um personagem capaz de apresentar um empreendimento em qualquer idioma, sem custos.

Atrasados x Inovadores

Citando diversos pensadores, como Umberto Eco, Wlater Longo fez uma comparação entre as atitudes dos pessimistas e otimistas diante de inovações como a Inteligência artificial (esta nova maneira de ver o mundo e de se ver nele). Os atrasados/pessimistas querem impedir ou inovadores porque temem perder seu emprego (acham que a princípio ira ampliar as habilidades, mas depois ocupar seu lugar) ou não se sentem confortáveis diante da mudança.

Será preciso desaprender para aprender novamente. Ele alertou que aqueles que não conseguiram fazer o salto tecnológico poderão agora usar um atalho e entrar diretamente nesta nova era.

Pesquisa de Oxford 47 prevê que em 10 anos 47% dos empregos serão transferidos aos robôs e diversas profissões irão desaparecer. Esta migração já começou e diversas empresas já estão substituindo funcionários. No Brasil onde somos mais improdutivos e as leis trabalhistas protecionistas, onde custa caro contratar e demitir, este processo tende a ser ainda mais rápido. Na China, por exemplo, estão construindo prédios em poucos dias.

Já para os inovadores/otimistas, as novas tecnologias irão adicionar superpoderes, facilitar o trabalho, reduzindo tempo e ampliando a eficiência, com isso sobre mais tempo para estar com a família, praticar esportes e fazer tudo o que proporciona bem estar (ser um super humano). Nenhuma máquina será melhor que um homem com uma máquina. Mas será difícil distinguir um do outro.

Tudo aquilo que não pode ser digitalizado terá mais valor, como a intuição, a compaixão e a consciência. A tecnologia vem para devolver a humanidade, já que nascemos para criar, imaginar, brincar... Está na hora de rever esta missão humana! Nascemos para sonhar e imaginar.

Por outro lado, surgirão novos empregos. Empregados se tornarão empreendedores e será preciso transformar milhões de potenciais desempregados. Estudar não é mais uma etapa da vida, mas uma missão para a toda a vida.

A forma como vemos o futuro dirige as nossas ações e através delas o futuro se faz.

METAVERSO

Sob a ótica pessimista ou otimista vai sobrar tempo e você poder fazer e ser tudo o que quiser no Metaverso e a um custo muito menor que o da vida real.

Empresas (grandes e pequenas) estão investindo na compra e venda de produtos, imóveis, empreendimentos nesta dimensão e na real ao mesmo tempo. Também na realização de eventos, lançamentos, construindo cidades com bairros e condomínios. Surge uma indústria imobiliária com novas oportunidades de negócios para os Corretores de Imóveis e Imobiliárias. Em 10 horas foram vendidos dois bairros inteiros do Rio de janeiro na Upland. Há oportunidades e você deve acompanhar de perto.

Mundos diferentes dentro do Metaverso onde cada plataforma tem algo diferente dos demais para cada tipo de público. Há super avatares (metaHuman) com alta resolução e que permitem até mesmo o reconhecimento facial no app do banco. A previsão é a de que em 2030 haverá US$13 trilhões circulando no metaverso.

O que você pode fazer no Metaverso:

. Publicidade e Product Placement

. Eventos patrocinados

. Comercialização de produto

. Trabalho remoto

. Entretenimento e gamificação

. Serviços de consultoria

. Venda de Hardware

. Treinamento e produtividade

. Educação e Cultura

. Pesquisa de avaliação e de mercado


Trata-se de um espaço síncrono e permanente sem limite para o número de usuários simultâneos, com uma economia própria e em pleno funcionamento, criado por um vasto número de colaboradores de maneira descentralizada. Qualquer um pode criar o próprio mundo no Metaverso.


Expansão

A Inteligência Artificial e o Metaverso, junto com cada um de nós vão unir os pontos, as pontas e as pontes que nos levam ao futuro. São ferramentas que se complementam. E geram um efeito exponencial. O que vimos é algo desruptivo. Hoje é possível simples, rápido e barato.

Tem de abraçar o novo com entusiasmo e cautela para garantir um mar de oportunidades e surfar o tsunami!

Sobre Walter Longo: Especialista em Inovação e Transformação Digital. Publicitário e Administrador de Empresas, com pós-graduação na Universidade da Califórnia, Longo é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.

Assista a apresentação até o dia 17 de junho: https://bit.ly/saber_dia3


bottom of page