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SABER IMOBILIÁRIO 2023: 17 de maio

Inove e reinvente seu negócio através da conexão com as pessoas



No segundo dia do IV Saber Imobiliário, 17 de maio, um dos maiores nomes do empreendedorismo e inovação no Brasil, João Kepler, apresentou quais são as estratégias para impulsionar a carreira no mercado imobiliário, explorando novas ideias e tendências que podem levar seu negócio a patamares ainda mais altos.

Os negócios mudaram em função das ferramentas/aplicativos, que passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas e empresas. Da mesma madeira as vendas e modelos precisam se adaptar a este novo tempo pautado pelo comportamento das pessoas e suas necessidades e, sobretudo a necessidade de fazer conexões verdadeiras com elas.

A tecnologia é um meio, não um fim. Novos canais e ferramentas ajudam, mas é preciso antes de tudo compreender o comportamento do cliente. O processo de vendas ficou mais complexo, gerando novos e maiores desafios. A opção é inovar em vendas, pessoas, processos, sistemas e gestão.

De que forma? Abrindo novas perspectivas, alternativas, ferramentas, canais e mudando o comportamento para poder exercer influência, se tornar relevante. Para isso é preciso: reaprender, refletir, replanejar, refazer e recomeçar, além de aumentar o nível de consciência de negócios.

Todos estes aspectos estão conectados a busca por informações, transformando-as em conhecimento, sabedoria, compartilhamento e impacto. É como se fôssemos um computador (mindset) que precisa ser reprogramado. É preciso resetar para poder reaprender, corrigir bugs e fazer mudanças importantes para entrar nesta nova economia.

A mudança é social, hoje todos tem acesso à informação. Então, mais do que nunca é preciso conhecer o comportamento das pessoas, entender de gente e criar relações sinceras. Neste contexto a tecnologia caminha junto, com ferramentas que tornam mais simples a busca de informações e de conhecimento.

Competência empreendedora: resolvedor criativo, antifrágil, que atua em colaboração e cocriação, que possui adaptabilidade às mudanças. Precisa se insatisfeito e incomodado, pois estes são os que querem mudar, melhorar, encontrar erros e somente por isso estão aptos a corrigir os rumos e olhar o que outros não veem (além da cerca) e que gostam de colaborar (servir).

Não é sobre tecnologia, mas modelos de negócios que expandiram seus limites indo além da sua vocação tradicional, agregando valor, novos serviços e soluções que contribuem para ampliar a satisfação dos clientes. Para isso é preciso perguntar: por que este negócio existe. Se você soluciona um problema, aí sim tem uma empresa capaz de atingir seus propósitos e de se adaptar às necessidades. Isso tudo vai além do preço e está mais relacionado a percepção de valor por parte do cliente.


NEGÓCIO ESCALÁVEL Para Kepler, nesta nova economia, as empresas mais lucrativas serão aquelas capazes de “olhar acima da média“ (aquilo que todo mundo não vê) e de criarem um negócio escalável = modelo tradicional que agrega novos negócios que não geram mais custo, ou sejam proporcionam rendimentos marginais através de camada de serviços. “Assim faz o dinheiro trabalhar pra você“.

5 Níveis de consciência:

1. Visão normal do seu negócio

2. Visão ampliada: plataformas centradas em serviços

3. Visão de escala, de ágil crescimento

4. Equit: quanto vale seu tempo e sua imobiliária (valuation)

5. Jogo infinito: trabalha o ecossistema em torno dela (cria comunidades): inovar é resolver os problema dos outros

Os Corretores de Imóveis, neste cenário, precisam atender, entender e identificar as dores e vontades de quem precisa comprar. Descobrir o que o cliente precisa se relacionando com ele. Qual o propósito do que você vende? Qual a imagem e a percepção que o mercado e as pessoas têm de você e do seu negócio?

As pessoas somente seguem quem representa algo para elas. Então, para ter mais seguidores é preciso levar conteúdo e soluções. Precisa ser gostado/curtido, se tornar autoridade no que você faz, ser exemplo e referência. Deve acima de tudo ouvir as pessoas, fazer as perguntas certas, inovar nas pequenas coisas para fidelizar e surpreender.

O foco é nas pessoas, fazer parte e criar comunidades que geram engajamento. Ser interessante e essencial na vida delas.

Sobre João Kepler: escritor, anjo-investidor, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, foi premiado por 4x como o Melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards.


Assista a palestra Inove e reinvente o seu negócio

Dia 02: João Kepler

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