top of page
Silvia Celani

Inove e reinvente o seu negócio

Atualizado: 4 de dez. de 2023

João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci Creci, aborda os principais pontos da apresentação de João Kepler durante o Saber Imobiliário IV (2023)!



[Junho/2023] Autor de oito livros, João Kepler é CEO da Bossanova Investimentos e investidor-anjo. Ao Saber Imobiliário, ele explicou que o termo startup é utilizado para designar empresas jovens e inovadoras, que se utilizam de ferramentas tecnológicas, como Youtube, Instagran, Whatsapp. Como exemplo, podem ser citadas: 5º Andar, Netflix, Airbnb, Ifood e Uber. O modelo de negócio, em geral, entrega um mesmo produto ou serviço de maneira repetitiva e escalável, isto é, que se rentabiliza de acordo com a escala, com pouco ou nenhum acréscimo de custos.

Qualquer tipo de negócio nesse contexto é ou foi uma sturtup. Kepler, porém, alerta que a mudança que hoje se verifica no mundo empresarial não é tecnológica, é de comportamento social. A tecnologia é apenas o meio que proporciona a mudança. A evolução social é o que provoca novas formas de pensar, de poder, de força de trabalho e novos modelos de negócios. Estes, por sua vez, geram novas profissões, competições e possibilidades, novos consumidores, novo marketing e novos vendedores. O sucesso está na capacidade de criação de conteúdo.

O momento é de mudanças. É preciso criar alternativas e novos canais de vendas. A opção é inovar em tudo: vendas, pessoas, processos, sistemas, gestão. Como fazer isso? Mudando perspectivas, ferramentas, canais e comportamento, tornando-se influente no que faz ou produz. Se alguém não está preparado para essas mudanças, reaprenda, reflita, replaneje, refaça e recomece.

É preciso aumentar o nível de consciência da informação. Para isso, os dados recebidos diariamente têm de ser processados em seis fases distintas para chegarem a impactar.

Basicamente, é coletar dados e transformá-los em informação. Esta, transforma-se em conhecimento, que gera sabedoria, compartilhamento e impacto. Um Corretor de Imóveis, ao chegar à última fase (impacto), não terá de se preocupar com auto apresentação. Ele já estará suficientemente conhecido para impactar com sua chegada. O palestrante mostra um filme em que uma bicicleta, ao se girar seu guidom para um lado, segue para o lado oposto. Dirigi-la é um grande desafio para o cérebro, acostumado com os movimentos tradicionais.

Neste caso, como nos negócios, é preciso resetar o cérebro, recomeçar. Analfabeto, hoje em dia, não é o que não sabe ler, é o que se recusa a aprender, desaprender e reaprender. A velha economia é oposta à nova. Vejamos casos de antes e depois: empresário > empreendedor; evitar problemas > enfrentá-los; local fixo > qualquer lugar; chefe > líder inovador; contra mudanças > provoca mudanças. Esta é a nova realidade. Outro ponto importante é que não basta entender de tecnologia, de negócio e de venda, se não se entender de gente.

Os clientes (pessoas) serão sempre o maior ativo das empresas. Portanto as moedas mais valiosas são a atenção, a capacidade de atração e conquista da atenção. O segredo do sucesso é ser interessante, não interesseiro. Quem se torna essencial, sempre será procurado. Encerrando, Kepler afirma que é preciso plantar sempre, com as duas mãos, mas colher com apenas uma delas, a fim de não esgotar o estoque de plantação. É preciso plantar e colher o tempo todo. É necessário não apenas inovar, mas estudar, aprender, servir e se relacionar sempre!


Sobre João Teodoro da Silva: O paranaense João Teodoro da Silva iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Empresário no mercado da construção civil, graduado em Direito e Ciências Matemáticas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986, diretor da Federação do Comércio do Paraná e é presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis desde 2000.



1 Comment


Daniella Hill
Daniella Hill
há 3 dias

Reinventar o seu negócio pode ser um desafio, mas também uma grande oportunidade! Se você está pensando em algo inovador, já considerou como criar um cassino online? Esse mercado está em alta no Brasil e pode ser muito lucrativo. Além disso, plataformas como a Softswiss oferecem informações completas para iniciar esse empreendimento. Afinal, não há nada mais empolgante do que unir diversão e inovação em um negócio que pode fazer a diferença!

Like
bottom of page