Impactos da Lei Complementar 214/2025 na tributação imobiliária
A nova regulação transcende a ideia de simples reforma. Ela realmente revoluciona o tratamento tributário nas operações com imóveis. Saiba mais no artigo de João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci!

A Reforma Tributária (RT) promulgada em 2024 adotou o imposto único sobre bens e serviços, denominado IVA – Imposto de Valor Agregado. O novo imposto substitui os pré-existentes tributos ICMS (estadual), ISS (municipal) e os federais PIS, COFINS e IPI. Porém, para que a Reforma entrasse em vigor, seria necessário regulamentá-la por meio de uma Lei Complementar (LC), o que finalmente aconteceu com a publicação, em 16 de janeiro de 2025, da LC nº 214. A nova lei introduz modificações estruturais na tributação do imobiliário brasileiro.
A principal novidade diz respeito à incidência do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) sobre atividades antes tratadas separadamente pelos fiscos estaduais e municipais. A medida, que representa um avanço em face da unificação tributária, infelizmente, promove também sérias inseguranças e aumento da complexidade para contribuintes e operadores do setor imobiliário. Dentre elas, uma das mais relevantes é a obrigação de inscrição no Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) para imóveis urbanos e rurais.
Além disso, a lei determina que operações de venda, locação, cessão, arrendamento e serviços vinculados a imóveis realizados por pessoas jurídicas serão tributados. Igualmente, terão de pagar tributos pessoas físicas que faturem mais de R$ 240 mil anual ou aufiram renda de 3 ou mais imóveis. O aumento de pessoas tributáveis reduz a informalidade, tanto no mercado de locação como no de vendas, mas pode afastar pequenos investidores, que tenderão a fragmentar seu patrimônio a fim de fugir da tributação. Pode ser um desincentivo ao mercado.
A inclusão da construção civil e da locação de curta duração, inclusive de plataformas como a Airbnb no contexto tributável busca, em tese, modernizar a arrecadação. Porém implica, sem dúvidas, na elevação nos preços imobiliários, já que os encargos serão repassados ao consumidor final. Assim sendo, a nova estrutura exigirá atenção redobrada na precificação de imóveis e na organização contábil das operações. A fim de compensar parte do impacto, a lei cria mecanismos que reduzem a base de cálculo do IBS e do CBS em determinadas operações.
Por exemplo, a LC prevê descontos relevantes para imóveis novos residenciais e para locações residenciais de até determinado valor. Em contrapartida, será mais rígido o controle sobre o valor de mercado dos imóveis, o que enfraquece o instituto da presunção da boa-fé do contribuinte. Projetos de reabilitação urbana terão tratamento diferenciado. Imóveis em zonas históricas ou áreas críticas de revitalização terão alíquotas tributárias reduzidas em até 60%, com objetivo de fomentar e revitalizar os centros urbanos, promovendo inclusão social.
Para finalizar, a nova regulação transcende a ideia de simples reforma. Ela realmente revoluciona o tratamento tributário nas operações com imóveis, como bem define a Advogada Rosa Freitas, em excelente artigo publicado no site Migalhas. Embora elogiável a simplificação, é inegável a ampliação da base tributária, que favorece os cofres públicos. A adaptação do contribuinte exigirá orientação técnica e novas estratégias patrimoniais e comerciais. O desafio será promover a justiça fiscal sem prejudicar a atividade econômica no setor imobiliário.

Sobre João Teodoro: Com atuação no mercado imobiliário como Corretor de Imóveis desde 1972, João Teodoro é formado em Gestão de Negócios Imobiliários, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, além de ser advogado civil e trabalhista. Foi fundador e diretor das empresas Teodoro Imóveis Ltda e da Brooklin Construções e Empreendimentos Ltda. Teve a oportunidade de ser presidente do Sindimóveis/PR por três anos e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/PR) durante três gestões, totalizando 9 anos à frente desta instituição. Atualmente, é o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

Basket Random is a fun and competitive sports game where players can participate in exciting basketball matches featuring random elements.
In Snow Rider, every run feels unique thanks to randomly generated tracks and constantly changing obstacle placements
The world gets hazy. It accelerates. Every decision you make in Slope Game counts since you are confined to a perilous slope. It's an incredible burst of rhythm, control, and survival before one mistake throws everything off.
Quem tem apenas 2 imóveis em cidades diferentes e cede um ao necessecitado sem contrato terá complicações tributárias?