top of page

IGPM volta a preocupar locatários de imóveis

Atualizado: 16 de jun. de 2025

 Usado no reajuste dos aluguéis, índice está novamente mais elevado que a inflação (IPCA). Entretanto, a negociação continua sendo a melhor saída na locação. Saiba mais no artigo de João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci!


IGMP

O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que acompanha a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços utilizados por famílias com renda entre 1 (um) e 4 (quatro) salários mínimos. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação no Brasil. Por isso é utilizado também para referenciar as ações que definem a meta inflacionária, as taxas de juros e a política monetária. Com base nele, é possível avaliar o impacto da inflação em nosso poder de compra.

 

O IGPM, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mede a variação dos preços em toda a economia, incluindo as vendas no atacado, produtos agropecuários, produção industrial e serviços, como também o mercado imobiliário. A diferença entre o IPCA e o IGPM é que o primeiro foca no varejo, ou seja, no consumidor final; o segundo, mais abrangente, pesquisa diversos setores da economia. Mas o IGPM é largamente utilizado na parametrização do reajuste de tarifas públicas, como energia e telefonia, além de contratos de aluguéis e serviços.

 

Em maio de 2024, o IGPM registrava índice acumulado negativo de (-) 0,34% para os últimos 12 meses. De lá para cá, subiu gradualmente até chegar em + 8,58% em março de 2025. Hoje, maio de 2025, está em + 7,02% ao ano, após registrar uma queda no mês de (-) 0,49%. De todo modo, tem preocupado. A inflação, medida pelo IPCA, embora esteja acima do limite superior previsto, que é de 4,5%, está relativamente estabilizada em 5,53% ao ano. Contudo o IGPM, usado no reajuste dos aluguéis, está novamente mais elevado que a inflação (IPCA).

 

A lei nº 6.649/79, que antes regia as locações urbanas no país, continha o gravíssimo defeito do protecionismo ao inquilino. Como resultado, ninguém se interessava em construir ou em adquirir imóveis para alugar. E mesmo quem tinha imóvel desocupado não se permitia correr o risco de deixá-lo à mercê de locatários que, como regra, se aproveitavam das benesses exageradas que a lei lhes concedia. Por outro lado, se alguém se atrevia a alugar, só o fazia com o preço nas alturas, a fim de tentar mitigar os riscos de uma locação problemática.

 

O Ministério Público, senhor da razão, com base na lei, nada deixava passar em favor dos proprietários, que eram considerados exploradores dos “frágeis” inquilinos. Felizmente, a atual Lei nº 8.245/91, aos 34 anos de sua sanção, ainda que com algum resquício protecionista, restaurou a ordem constitucional, e o mercado voltou à normalidade. Mas a Lei deixou livre a escolha do índice de reajuste dos aluguéis. Assim, não se sabe por quais motivos, quase 100% dos contratos locatícios imobiliários tem escolhido como parâmetro de correção o IGPM.

 

Porém, mesmo depois do desastre de novembro de 2020, quando o IGPM chegou ao absurdo de 30,80%, os contratos continuaram elegendo o IGPM como índice de reajuste. A situação parecia tão grave que provocou, inclusive, a proposta de um projeto de lei que limitava o reajuste de aluguéis ao IPCA. Felizmente, não prosperou! Passada a marola, em abril de 2023, o IGPM assinalou índice negativo de (-) 2,17%. Houve até pedidos de redução de aluguel. Assim, com o IGPM subindo ou descendo, não há melhor solução do que a livre negociação!


João Teodoro

Sobre João Teodoro: Com atuação no mercado imobiliário como Corretor de Imóveis desde 1972, João Teodoro é formado em Gestão de Negócios Imobiliários, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, além de ser advogado civil e trabalhista. Foi fundador e diretor das empresas Teodoro Imóveis Ltda e da Brooklin Construções e Empreendimentos Ltda. Teve a oportunidade de ser presidente do Sindimóveis/PR por três anos e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/PR) durante três gestões, totalizando 9 anos à frente desta instituição. Atualmente, é o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

112 comentários


Hôm nọ mình có thấy mọi người bàn tán về KQBD khi nói đến việc xem kết quả các trận bóng, nên mình cũng vào xem thử. Mình không tìm hiểu quá chi tiết, chỉ lướt qua để xem cách sắp xếp thông tin thôi. Thấy giao diện khá ngăn nắp, dễ nhìn, không bị rối mắt. Với mình, như vậy là đủ để có được thông tin cơ bản rồi.

Curtir

Hôm trước, mình tình cờ thấy người ta nhắc đến hb88 trong một cuộc trò chuyện trên mạng, nên cũng muốn vào xem thử cho biết. Mặc dù không tìm hiểu kỹ lắm, nhưng mình đã lướt qua nhanh để xem cách bố trí và các mục nội dung. Thấy rằng mọi thứ được trình bày khá ngắn gọn, rõ ràng, nên đọc cũng không bị rối mắt. Với mình, như vậy là đủ để hiểu được thông tin cơ bản rồi.

Curtir

Mình có lần lướt đọc mấy trao đổi trên mạng thì thấy nhắc tới NK88, nên cũng tò mò mở ra xem thử cho biết. Mình không tìm hiểu sâu, chỉ xem qua trong thời gian ngắn để nhìn bố cục và cách sắp xếp nội dung tổng thể. Cảm giác là trình bày khá gọn, các mục rõ ràng nên đọc lướt cũng không bị rối, với mình như vậy là đủ để nắm thông tin cơ bản rồi.

Curtir

Juana zone27
Juana zone27
05 de jan.

Nice breakdown of the topic overall. The way the information was organized and explained reminded me of the clean and simple style used by Juan Zone, which made the post enjoyable to read.

Curtir

Juanaplay Gomez
Juanaplay Gomez
05 de jan.

This was a great and informative read overall. The flow of the content made it easy to follow, and it felt very much in line with the style used on Juan Play when covering similar topics.

Curtir
bottom of page