• Silvia Celani

Encontre um Avaliador de Imóveis Credenciado ao Sistema Cofeci-Creci

erramenta no site do Conselho possibilita a busca de um profissional com toda a segurança!



Para facilitar a pesquisa de avaliadores de imóveis capacitados e regulamentados, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis disponibiliza em seu site uma plataforma que pode ser consultada por todos os brasileiros gratuitamente. Trata-se do CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis do Sistema Cofeci-CRECI), que proporciona total segurança já que todos os profissionais cadastrados precisam comprovar sua habilitação técnica nesta área através de dois certificados, sendo um deles um curso em nível superior.

O Avaliador é o responsável por emitir um parecer técnico mercadológico a partir de uma série de informações sobre o imóvel. Para participar do CNAI deve possuir o diploma de curso Técnico em Transações Imobiliárias, ou ser formado em Gestão Imobiliária (curso superior) ou ter concluído um curso de Avaliação Imobiliária homologado pelo Sistema Cofeci-Creci.

A classificação da propriedade imobiliária visa estimar o valor do imóvel e pode ter, entre outros fins, a partilha dos bens de uma herança, a compra ou venda, o financiamento (hipoteca/hipotecário) na compra ou construção, o estudo econômico e financeiro de um projeto de investimento, cálculo de indenização por expropriação, determinação do valor para efeitos fiscais, etc.

Segundo o Conselheiro Federal Luiz Fernando Pinto Barcelos, diretor adjunto de avaliação imobiliária do Cofeci, através desta ferramenta, a transparência é total. “Pode-se pesquisar pelo nome ou região e o interessado pode escolher quem irá prestar o serviço”, explica. Durante a busca através do canal no site www.cofeci.gov.br é possível encontrar informações de contato e uma foto do corretor de imóveis com o seu respectivo CNAI, além do estado e cidade onde ele atua.

Dados do Sistema Cofeci-Creci apontam que há no Brasil mais de 27 mil profissionais que trabalham neste segmento e a tendência é de crescimento nos próximos anos. E foi justamente para incentivar a contração de profissionais habilitados que foi criado esta ferramenta e o registro do CNAI.

Luiz também afirma que o número de consultas no site é muito grande, “então ao possuir o cadastro do CNAI, o corretor de imóveis ganha destaque”, diz. Mesmo que o profissional esteja credenciado no Creci da sua região e capacitado, portanto, para avaliar um imóvel, ao ter seu cadastro do CNAI passa a fazer parte de uma plataforma de busca avalizada pelo Cofeci. “É como se fosse um selo de qualidade que garante a produção de avaliações fiéis, com a garantia de conhecimento adquirido pelo curso”, completa Luiz Barcellos.

Não há uma fórmula exata para a precificação de um imóvel, mas o estado de conservação, localização, tamanho do terreno e segurança são exemplos dos fatores considerados para que o profissional conclua a investigação. E por esse motivo são necessários os cursos para o estudo especializado como pré-requisito do cadastro de avaliador.


colibri.png

Conselho Federal de Corretores de Imóveis

Centro Comercial Boulevard - SDS - Brasília

Segunda-Sexta 09:00 às 18:00h
Tel: (61) 3321-2828