• Silvia Celani

Gestão de Negócios: dicas para ter sucesso pós-pandemia

Atualizado: Jan 29

Neste artigo, o presidente do Sistema Cofeci Creci, João Teodoro pontua cinco novos conceitos que merecem toda a atenção dos empresários e profissionais!


Esta semana, tive o privilégio de assistir a uma rápida palestra online, de cerca de dez minutos, proferida por Marcelo de Amoedo, especialista em gestão empresarial, marketing e negociação, do blog INSIGHT. O tema foi relações negociais pós-pandemia. Segundo ele, o sucesso negocial nos tempos atuais implica saber negociar diferente. Trata-se de gerenciamento de crise e remodelação do planejamento estratégico. Ninguém tinha a menor ideia do que aconteceria no ano de 2020. Não havia como prever uma pandemia, mas aconteceu. E agora? Amoedo aponta cinco novos conceitos negociais que merecem toda a atenção de quem quer ter sucesso como empresário ou como profissional. Vejamos ponto por ponto.


1. Conectividade. Os novos tempos exigem conexão absoluta. Temos de estar interligados fultime, com tudo e com todos, seja como empresa ou pessoa natural. As ferramentas tecnológicas disponíveis, como redes sociais, videoconferências, apresentações (artísticas, comerciais, industriais), congressos virtuais, e-learning (aprendizado pela internet), assinatura eletrônica, visitas virtuais a imóveis, tecnologia blockchain, tudo isso estava disponível, mas era pouco ou nada usado. Hoje, tudo está centrado no dia-a-dia negocial.


2. Automação. Essencialmente vinculada à conectividade, a automação é o que facilita o consumo da informação não apenas da mídia, mas também e principalmente sobre os produtos e serviços oferecidos. Os aplicativos de software são o que mais evidencia a atualidade da automação. Com eles se contrata quase tudo: carros, comida, empréstimos, planos de saúde, etc. Mas há exemplos recentes e notórios pela abrangência de uso, como o PIX, sistema integrado de pagamento imediato, e o QRCode, que pode mostrar tudo sobre uma empresa, um profissional, um produto ou um serviço em minúsculo espaço impresso.


3. Pesquisa e planejamento. Conceito conjugado que sempre existiu e sempre foi importante para o sucesso empresarial e profissional, tornou-se diferencial durante a pandemia. Muitas empresas tiveram de mudar seus processos de fabricação e também seus alvos de mercados. As indústrias de confecção, por exemplo, passaram a fabricar máscaras; as químicas, álcool em gel; os restaurantes adotaram o delivery. Tudo isso exigiu muita pesquisa de consumo e planejamento.


4. Branding. Palavra inglesa que, no jargão comercial, significa construção da marca. O consumidor atual quer verdade, identificação, responsabilidade e relação de confiança. Isso, no entanto, depende de um bom plano de branding, de construção de marca e imagem, empresarial ou profissional, que será o diferencial no processo de negociação. Campanhas de marketing têm de se preocupar fundamentalmente com a verdade da mensagem a ser transmitida.


5. Life long learning. Este termo inglês, que significa estudo continuado, tornou-se essencial para o sucesso empresarial ou profissional. Treinamento e aprendizado do pessoal da empresa ou do próprio profissional tem de ser contínuo. Já não bastam diplomas e formação clássica. Enfim, cada um dos itens anteriores (conectividade, automação, pesquisa e aprendizado e branding), exige reciclagem e atualização constante do conhecimento, sob pena de exclusão do mercado.


Sobre João Teodoro:


Nascido na cidade de Sertanópolis, no Estado do Paraná, João Teodoro da Silva iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Ele é empresário no mercado da construção civil em Curitiba (PR). Graduado em Direito e Ciências Matemáticas, foi professor de Matemática, Física e Desenho na PUC/PR. É técnico em Edificações e em Processamento de Dados e possui diversos cursos de extensão universitária pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986 e diretor da Federação do Comércio do Paraná. No Cofeci, atua desde 1991, quando passou a exercer o cargo de conselheiro federal, e é presidente desde 2000.

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