Conheça a nova diretoria do Cofeci

João Teodoro foi reeleito presidente por aclamação para o período 2022 a 2024!




[10/2021] No dia 20 de outubro, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI elegeu sua nova diretoria para o triênio de 1º janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024. Compareceram à assembleia eleitoral representantes de 24 dos 25 Conselhos Regionais da categoria. O CRECI 19ª Região não pode comparecer. Uma decisão judicial liminar de 2º grau suspendeu a posse da Chapa 2, que ganhou a eleição naquele Regional. A Chapa em questão havia sido indeferida pela Comissão de Análise Eleitoral e, depois, habilitada por liminar judicial de 1º grau.


O atual Presidente do COFECI foi reconduzido ao cargo, mais uma vez, por aclamação (unanimidade) de todos os Conselheiros eleitos. A Diretoria, todavia, teve três de seus cargos renovados (43%). Assim ficou a nova composição: João Teodoro da Silva (PR), Presidente; José Augusto Viana Neto (SP), 1º Vice-Presidente; Marcelo Silveira de Moura (RJ), 2º Vice-Presidente; Rômulo Soares de Lima (PB), 1º Secretário; Diego Henrique Gama (DF), 2º Secretário; Valdeci Yase Monteiro (TO), 1º Tesoureiro; e Vilmar Pinto da Silva (AL), 2º Tesoureiro.


Além da Diretoria, foram eleitos como Conselheiros Fiscais do COFECI os Conselheiros: Paulo Celestino de Carvalho Mota Jr. (AM), Jaci Monteiro Colares (PA) e Newton Marques Barbosa Jr. (MG), efetivos, e Francisco Hígino da Rocha Maia (AC), Márcio Bins Eli (RS) e Nilson Ribeiro de Araújo, suplentes. Como prioridade, a nova gestão pretende construir a nova sede do COFECI, em Brasília, reformular a Lei 6.530/78 e lançar, nacionalmente, o Portal CRECI BRASIL, desenvolvido pelo CRECI-SP, exclusivamente para Corretores e Imobiliárias.


A eleição transcorreu em clima de absoluta cordialidade e foi seguida de extenso programa de treinamento para os novos dirigentes dos Conselhos Regionais, que ocupou dois dias inteiros (21 e 22 de outubro). Houve oficinas específicas para Presidentes, Diretores Secretários e Tesoureiros, e também para os novos Conselheiros Federais. Apesar do conservadorismo histórico, registramos oito novos presidentes de Regionais e 22 novos Conselheiros federais. Renovação de 33,3% e 46%, respectivamente, sem considerar o CRECI-MT.


A eleição no Sistema Cofeci-Creci é simples. Primeiramente, os Corretores de Imóveis de cada região (estados e Distrito Federal) elegem diretamente, por sufrágio universal, 27 Conselheiros efetivos e 27 suplentes para cada um dos 25 Conselhos Regionais. Em seguida, os 27 Conselheiros efetivos eleitos são reunidos em Assembleia especial e, dentre eles, elegem: a nova Diretoria, com o mesmo formado da do COFECI; o Conselho Fiscal (3 efetivos e 3 suplentes); e dois Conselheiros Federais para representar o CRECI junto ao COFECI.


Numa terceira etapa, os 50 (cinquenta) Conselheiros Federais eleitos (dois de cada CRECI) reúnem-se em assembleia especial para eleger, dentre eles, a Diretoria e os Conselheiros Fiscais do COFECI. Em seu discurso de formalização de posse, o Presidente do COFECI enalteceu a paz e a união reinantes nos últimos anos como as principais responsáveis pelos avanços da categoria, que alcançou projeção internacional. Lembrou que, durante suas gestões, ineditamente, cinco prêmios internacionais foram amealhados pelo Sistema Cofeci-Creci.



Sobre João Teodoro: Nascido na cidade de Sertanópolis, no Estado do Paraná, João Teodoro da Silva iniciou a carreira de corretor de imóveis em 1972. Ele é empresário no mercado da construção civil em Curitiba (PR). Graduado em Direito e Ciências Matemáticas, foi professor de Matemática, Física e Desenho na PUC/PR. É técnico em Edificações e em Processamento de Dados e possui diversos cursos de extensão universitária pela Fundação Getúlio Vargas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986 e diretor da Federação do Comércio do Paraná. No Cofeci, atua desde 1991, quando passou a exercer o cargo de conselheiro federal, e é presidente desde 2000.