Artigos

Creci BA aumenta a frota de veículos e intensifica a fiscalização

Com a aquisição de novos veículos para a frota do Conselho, conforme prometido, o CRECI BAHIA começa a primeira etapa da intensificação da fiscalização em todo o estado da Bahia.

O planejamento para esta nova etapa tem sido cuidadoso e detalhado através de inúmeras reuniões com o departamento de Fiscalização e o Departamento Jurídico. Um dos motivos desta iniciativa é a homologação da nova tabela de honorários do Corretor de Imóveis.

O advogado do CRECI, José Wilson diz que: "Desde o início do ano passado, o CRECI vem programando uma grande campanha de Fiscalização no estado, porém, não fazia sentido implantá-la antes da homologação da nova tabela de honorários, em plenária, no dia 15 de fevereiro". O presidente do CRECI, Samuel Prado, falou que "a lei terá que ser cumprida, porém, antes, o Conselho fará uma campanha educativa junto às imobiliárias e aos corretores de imóveis, para depois iniciar a aplicação das punições previstas."

Anteriormente, a comissão mínima do profissional que atua em stands, em regime de plantão, prevista na tabela era de 1,2% e com a homologação da nova tabela o piso passa a ser de 1,5%. O honorário para avulsos, não foi alterado, continua no valor de 5%, a única diferença é que a tabela anterior previa o valor mínimo de 5% e o máximo de 7% e na tabela atual, não existe um valor máximo, é apenas determinado o mínimo de 5%.

Outra mudança interessante é a obrigatoriedade da cobrança de um salário mínimo quando o corretor também executar o trabalho de documentação cartorária. E os resultados da reunião do presidente do CRECI com a Corregedoria de Justiça para estabelecer um banco de dados de Corretores de Imóveis que irão ser chamados para a venda de imóveis leiloados e penhorados. São muitas as novidades e mudanças que virão em benefício do Corretor de Imóveis. A tabela poderá ser consultada no site do CRECI: www.creciba.org.br.

 

fonte: www.creciba.org.br

rodape